(21) 2436-0800 - (24h)

A alimentação adequada dos cães e gatos é um tema que ainda gera bastante dúvida. Às vezes, aquele alimento que pode trazer sensações prazerosas para nós, pode ser muito maléfico para os pets. 

Por mais que certos alimentos tragam inúmeros benefícios para nós, humanos, para os bichinhos eles podem ser altamente tóxicos e prejudiciais, colocando em risco o bem-estar e a saúde do seu melhor amigo. 

Preparamos um artigo especial para você ficar por dentro do que pode e do que não pode na hora da alimentação do seu bichinho. Vamos lá?

Alimentos açucarados estão mais que proibidos.

É isso mesmo que você acabou de ler, alimentos adoçados estão mais que proibidos, pois eles não só contribuem para o aumento inadequado do peso do seu pet como também provocam malefícios ao pâncreas e à saúde bucal dos cachorros e felinos. 

Chocolate? Nem pensar! 

Já pensou comer um pedacinho de chocolate e passar muito, muito mal? Bom, certamente isso não vai acontecer com você – somente se você apresentar algum problema em relação a isso, como, por exemplo, ser intolerante a lactose. Mas, para os cães e gatos, o chocolate é muito prejudicial e pode até ser letal. Por isso, esse item entra na lista de alimentos proibidos. 

Sabemos que muitas vezes é difícil resistir a um olhar pidão, mas é melhor assim. O chocolate possui duas substâncias tóxicas aos animais: a cafeína e a teobromina. Quando ingerido pelos pets, o chocolate pode apresentar sintomas, como: vômito, diarreia, agitação, batimentos cardíacos irregulares, tremores, dor abdominal, sangue na urina e hiperatividade. Os efeitos colaterais dependerão da quantidade de chocolate ingerida, do peso e da sensibilidade do animal. 

Por isso, tenha muito cuidado! Evite deixar chocolate ou alimentos que contêm essas substâncias próximas ao alcance dos pets.

Salsicha, mortadela e afins são prejudiciais.

Algumas pessoas costumam colocar salsicha, mortadela, linguiça ou salaminho para acompanhar a ração ou algum outro ingrediente, mas esses itens devem ser cortados da alimentação do seu pet, pois causa irritação gastrointestinal.

Nem pense em oferecer ossos cozidos, esquentados ou fervidos.

Estamos acostumados a assistir em desenhos animados cães totalmente apegados com ossos. Mas isso deve ficar somente na ficção e nas telinhas de animação, pois os ossos podem perfurar o aparelho digestivo dos animais. Desse modo, esses itens são proibidos.

Cuidado com as frituras e guloseimas.

Quando você e sua família estão saboreando aquela deliciosa pizza, você costuma dar um pedacinho dela ao seu pet? Se sim, pare imediatamente de fazer isso. Pizza, batata frita, frango frito e demais frituras provocam desarranjo intestinal e podem levar à pancreatite.

Leite e derivados também entram na lista de alimentos proibidos.

Não é porque cães e gatos são mamíferos que devemos alimentá-los com leite e derivados. Afinal, o leite de vaca pode provocar diarreia, vômitos e dores intestinais nos pets, pois eles são intolerantes à lactose.

Alho e cebola são altamente tóxicos.

Ambos destroem os glóbulos vermelhos e são altamente tóxicos, além de promover o desenvolvimento de anemia. Os gatos estão proibidos de comer alho, ok? Os cães podem ingerir em pequenas quantidades.

O abacate afeta o sistema nervoso dos pets.

Esse alimento contém uma substância chamada persina, que afeta de forma negativa o sistema nervoso dos animais, provocando vômitos e diarreia. Além disso, a fruta pode inflamar o pâncreas do seu amigo, por isso abacate para cães e gatos, nem pensar!

Bebidas alcoólicas? Jamais!

Bebidas alcoólicas podem intoxicar o seu pet, podendo levar a óbito ou ao coma. Portanto, jamais dê ao seu amigo nem para experimentar.

Uva, uva-passas, macadâmia e frutas cristalizadas estão proibidas.

Por mais que esses alimentos tragam benefícios para muitas pessoas, para os animais eles são muito prejudiciais, pois esses itens possuem substâncias que afetam o sistema nervoso e digestivo dos animais.

Além disso, provocam dores renais, vômito, diarréia, fraqueza, tremores, depressão e podem até levar à morte. Então, não esqueça que esses itens estão proibidos na alimentação do seu pet.

Dê uma atenção mais que especial para alimentos que caem no chão e para a lixeira aberta.

Acontece em alguns casos de você estar preparando um delicioso jantar ou sobremesa e alguns dos ingredientes acabar caído no chão. Às vezes, se o seu cão ou gato estiver por perto, eles correm para pegar o alimento que caiu e ingeri-lo imediatamente.

Quando recebemos visitas para um churrasco ou bate papo, petisco vai, petisco vem e algumas pessoas desavisadas acabam dando algum pedacinho para o seu pet. Além de provocar reações prejudiciais para a saúde do seu amigo, pode desenvolver hábitos desagradáveis no comportamento do pet.

É importante também ficar de olho na lixeira, pois os cães adoram revirar o lixo e podem acabar consumindo algum dos alimentos proibidos, colocando sua saúde e seu bem-estar em risco.  

Além dos alimentos e bebidas que já mencionamos, entram na lista de itens prejudiciais e proibidos:

  • Espigas de milho;
  • Comidas com sal;
  • Frutas com sementes;
  • Bebidas que contêm cafeína;
  • Batata crua e casca de batata.

Então, o que meu melhor amigo pode comer?

A ração que você compra para o seu pet possui os nutrientes essenciais para o seu bem-estar, sua saúde e sua qualidade de vida. É importante ressaltar que cães e gatos não podem comer a mesma ração, pois os nutrientes que estão inseridos na ração canina são diferentes da ração felina.

Desse modo, se você tem cão e gato em casa, prepare as porções de ração de forma separada para que cada um dos animais coma a ração adequada para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Além da ração, você pode oferecer para o seu pet alimentos como:

Carne bovina: Esse é um dos alimentos preferidos dos animais, portanto a carne bovina é uma boa pedida. Você pode prepará-la cozida e sem sal e servi-la para o seu pet. Atenção: ao servir esse item, é importante ficar atento e não deixar a carne por mais de 20 minutos exposta na vasilha do pet, pois, se passar disso, o alimento pode acabar sendo contaminado por bactérias, colocando em risco a saúde do seu amigo.

Frango cozido: É um dos pratos essenciais para a alimentação do seu animal, pois é rico em proteínas. Mas lembre-se de que jamais dê frango com pedaços de ossos para o seu melhor amigo, já vimos que os ossos podem perfurar o aparelho digestivo deles.

Melancia: Fruta rica em nutrientes, como as vitaminas A e C, e é bastante saudável para o seu melhor amigo. Mas atenção: jamais dê melancia com casca e sementes para o seu pet, podem causar problemas digestivos nos animaizinhos e até mesmo asfixia.

Maçãs: A maçã possui uma quantidade significativa de vitaminas, antioxidantes, minerais e também é rica em fibras, o que pode beneficiar o sistema digestivo do seu animalzinho. Não se esqueça de tirar as sementes, ok?!

Manga: Quem nunca ouviu aquela expressão “parece o cão chupando manga?”. É um ditado popular com uma conotação negativa, mas, ao contrário do que o povo diz, os cães adoram manga e ficam muito fofos chupando uma. É uma fruta rica em vitamina C e deve  ser servida sem casca e sem caroço.

Cenouras cruas e cozidas: As cenouras são ricas em vitaminas e possuem minerais e fibras, além disso, são baixas em calorias. Antes de prepará-las para o seu pet, corte-as em pedaços pequenos para evitar que eles se engasguem.

Abobrinha: Uma deliciosa abobrinha cozida é altamente recomendável para o seu cão ou gato. É boa para os ossos, para a pele, para o sistema imunológico, para a visão e para o sistema digestivo.

Beterraba: Você pode preparar uma beterraba cozida ou triturada e servir para o seu pet. É um legume benéfico que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combate as inflamações e auxilia no funcionamento do intestino.

Pipoca na panela: Especialmente os cães adoram uma pipoquinha, não é mesmo?! Esse item é considerado um bom petisco para o seu amigo. Mas atenção: nada de sal em excesso nem pipoca de microondas ou que você comprou no cinema, ok?! Prepare uma deliciosa pipoca caseira bem estourada com milho, pouco sal e um pouco de água.

Frutas, como morango, banana e mirtilo também são uma boa pedida, pois são ricas em vitaminas. Lembre-se de tirar as sementes.

Viu só como são diversos os itens que você pode servir para o seu pet? Na hora daquele churrasco ou do momento em família, você pode incluir seu melhor amigo sim, basta ficar atento aos alimentos que são benéficos e prepará-los com bastante carinho, dessa forma todos da casa terão momentos ótimos na hora das refeições ou dos petisquinhos. O seu amiguinho aproveita com você esse momento e assim todo mundo sai ganhando.

Meu pet comeu um alimento proibido, o que devo fazer?

Caso o seu animalzinho tenha comido algum desses alimentos proibidos ou ingerido alguma bebida que é prejudicial a sua saúde, fique atento aos sinais e às reações dos cães e gatos. Caso você perceba algo diferente ou alguma reação anormal, leve seu pet imediatamente para uma clínica veterinária.

A UPA PET trabalha 24 horas por dia e é referência em qualidade e em atendimento ao pet com preços populares e profissionais especializados para cuidar dos bichinhos. Entre os serviços estão: emergência, consultas, especialidades, internações, exames, vacinações e muito mais.