(21) 2436-0800 - (24h)

Se você está tentando ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo e isso parece uma missão impossível, nós viemos te dar algumas dicas.

Você sabia que pode adestrar seu animal com apenas alguns hábitos diários? É mais fácil do que parece e você só vai precisar preparar sua casa e prestar atenção no seu cachorro diariamente para acostumá-lo a novos aprendizados.

Confira abaixo essas dicas para o seu cãozinho fazer xixi ou cocô no lugar correto!

Fique de olho na alimentação do cão

É comum que os filhotes façam suas necessidades em média de 5 a 15 minutos após comerem – alguns podem fazer até antes –, o importante é que o tutor esteja no momento e que o conduza até o tapete higiênico ou outro recurso que você tiver disponível, é uma forma de o incentivar a usá-lo. Não se esqueça dos elogios e do carinho, assim o doguinho entenderá isso como algo positivo.

Preparação da casa

Escolha o local mais adequado

Escolher um local adequado para ser o banheiro do seu pet é o primeiro passo para ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. Mas é válido ressaltar que, nos primeiros dias e semanas, o cãozinho vai ter dificuldades em se adaptar e em escolher o local ideal.

Por isso, atente-se para essas dicas:

  • É importante que esse local não seja próximo de onde o cãozinho costuma comer ou dormir. 
  • Prefira cômodos que facilitem a limpeza, por exemplo: o quintal, a garagem ou a lavanderia.
  • Não deixe no local objetos que o cão possa destruir ou até mesmo se distrair e acabar indo brincar ao invés de fazer o xixi ou o cocô.
  • Ao perceber que o seu cachorro está com vontade de fazer alguma necessidade, conduza-o até o local e espere até ele terminar.
  • Alterne os locais entre uma semana e outra, assim o seu cãozinho terá mais locais para acertar ou errar, até que aprenda de forma definitiva. Aí sim você define o local fixo dentro de casa.
  • Caso você more em um local que tenha quintal, prepare também o espaço correto para que o cão faça suas necessidades. E, por favor, atente-se para que o cão não pegue chuva e sereno, nem o deixe em más condições.  

Crie um banheiro do tamanho certo 

É normal que, ao chegar ao local para fazer xixi ou cocô, o doguinho se sinta desconfortável com o tamanho do espaço, pois ele costuma fazer voltas para realizar as suas necessidades. Por isso, opte por criar um banheiro com o tamanho certo e, se possível, aumente o número de tapetes higiênicos no local.

Alguns truques infalíveis

Ofereça recompensas: 

A melhor forma de ensinar o seu pet a fazer cocô ou xixi no lugar certo é recompensando-o quando ele age de forma esperada. 

Para que seu doguinho entenda que está lhe deixando feliz, é necessário que você esteja presente na hora dele ir ao banheiro. Por isso, não se esqueça de recompensá-lo com carinhos, abraços, elogios ou petiscos, assim você cria a ideia de que aquela atitude está correta.

Associe uma frase: 

Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro” ou “fazer xixi”, isso ajudará o seu cão a assimilar o comando quando levá-lo ao lugar certo. 

É importante ressaltar que associar uma frase não é um comando: Você não pode obrigar o cãozinho a fazer suas necessidades. O objetivo é que eventualmente o seu dog entenda a oportunidade para se aliviar e use esse momento para isso. 

Lide com acidentes:  

Caso o seu doguinho faça as necessidades no lugar errado, não grite com ele, apenas diga “NÃO” de forma firme. 

Todo o processo de aprendizagem leva um tempo e pode ser que seu cãozinho faça as necessidades no lugar errado no começo do processo. Por isso, tenha em mente que acidentes acontecem. 

Se você encontrar um acidente pela casa e não tiver visto quando seu cão fez, não grite, somente limpe e siga em frente. 

Evite limpar o xixi na frente do seu cachorro, isso pode fazer com que o animal entenda que assim está chamando a sua atenção e, ao invés de mudar, ele continuará fazendo no lugar errado. 

Se o seu amigo errar o local, volte a restringi-lo com o não de forma firme e o conduza até o local onde você determinou para ele fazer as necessidades durante aquela semana do processo de aprendizagem.

Não se esqueça de alternar as técnicas e observar com bastante atenção os locais que estão sendo mais utilizados pelo cão, faça isso até que ele não erre mais.

Como evitar que o cão faça suas necessidades no lugar errado?

Use objetos próprios para o “banheiro”

O tapete higiênico é a opção ideal para ensinar o seu filhote a fazer as necessidades no lugar certo. 

Dica: Para evitar o excesso de mau cheiro e para contribuir com a limpeza do seu ambiente, é importante ter um conjunto de tapete higiênico, produtos específicos para esses fins. Dessa forma, você irá eliminar odores e auxiliar na identificação do cão sobre qual o lugar certo para ele fazer suas necessidades. 

Para evitar que o seu doguinho faça as necessidades fora do local ideal, você pode: 

  • Levar o pet várias vezes até o tapetinho durante o dia:

Às vezes, acontece do seu cãozinho ficar várias horas sem ir ao banheiro. Sempre que você perceber que isso está acontecendo, leve o seu pet ao tapetinho e fique um tempo ao lado dele até que ele faça as necessidades. 

  • Se atentar aos principais horários:

Os cães normalmente sentem vontade de fazer suas necessidades após as suas refeições ou quando acordam de uma soneca, ao brincar ou realizar uma atividade física. O tempo em que sentem vontade de fazer as necessidades após essas atividades varia conforme a raça, o tamanho, a idade, por isso tente entender o padrão do seu cão. Sabendo disso, leve o seu cachorro ao tapetinho para que ele realize suas necessidades e faça sempre no local certo. 

  • Ficar atento aos sinais:

Sempre que você perceber os sinais do seu cão, como: ficar dando voltas em torno de si mesmo, agachando ou até mesmo inquieto, leve-o ao tapetinho para que ele possa fazer xixi ou cocô. 

  • Deixar mais de um local à disposição para o cão realizar suas necessidades:

Para evitar acidentes, é necessário que você deixe mais de um local à disposição para que seu pet realize suas necessidades. Cachorros filhotes ou idosos não conseguem segurar o xixi ou o cocô por muito tempo, por isso a importância de ter vários locais espalhados pela casa. 

  • Manter a higiene sempre:

Ninguém gosta de usar o banheiro sujo, não é mesmo? Os doguinhos também não! Por isso, troque ou lave o tapetinho sempre que o seu cãozinho usar, assim você evita que ele procure outro lugar para fazer as necessidades.

Meu cão só quer fazer as necessidades na rua, e agora?

É normal também os cães se acostumarem a realizar suas necessidades na rua, mas é importante ter em mente que esse hábito não é saudável, pois nem sempre você poderá estar à disposição no horário necessário.

Muitos cães que são acostumados a “usar o banheiro” somente na rua, tendem a segurar a vontade de fazer xixi ou cocô por muitas horas, o que é totalmente prejudicial para sua saúde. Além disso, a situação pode ficar complicada se estiver chovendo ou se o tempo estiver muito frio, dessa forma o passeio se torna inviável.

O ideal é que seu cão saiba fazer as necessidades no lugar certo em diversas ocasiões: na rua, em casa, em dias chuvosos, etc. 

Lembre-se: não é porque o seu cãozinho aprendeu a fazer as necessidades no local correto que os passeios deverão deixar de existir, tudo bem? Passear é fundamental e essencial para a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo e deve fazer parte da rotina de vocês.

Por isso, siga firme nas dicas que apresentamos acima e treine seu pet para realizar as suas necessidades nos locais adequados, seja em casa, na rua, no quintal, entre outros.

Durante o processo de aprendizagem, é possível que acidentes aconteçam. Mas o importante é que, ao longo do tempo, você observe melhoras no comportamento do animal e assim você saberá que ele está entendendo o que você deseja que ele faça.

As dicas que oferecemos neste artigo te ajudarão a estabelecer uma rotina saudável com seu melhor amigo, mas requer muita paciência e comprometimento, pois o processo pode demorar algum tempo.

Seja sempre paciente e carinhoso com o seu cachorro. Desse modo, vocês irão estreitar os laços e seu dog entenderá que as atitudes corretas dele te deixarão feliz.

E não esqueça: você pode sempre contar com a UPA PET para cuidar da saúde e da qualidade de vida do seu melhor amigo!  😉