(21) 2436-0800 - (24h)
Muitas pessoas não sabem da importância da saúde bucal dos pets e não sabem como começar a fazer o seu animal ter uma boca saudável. Por isso, hoje iremos abordar sobre esse assunto e te dar dicas para que você realize a higienização correta dos dentinhos do seu cão ou gato. 

 

Vamos lá? Boa leitura!

 

A prevenção é sempre o melhor resultado.

Estabeleça uma rotina de higienização bucal desde cedo, mesmo quando seu pet ainda for um filhotinho, para que assim você crie o hábito de realizar a escovação e o seu melhor amigo comece a se acostumar com essa prática. 

Mesmo que seu pet ainda possua os dentinhos de leite, acontece acúmulos de comida, principalmente, nos dentes de trás. Quando não é realizada uma escovação ou limpeza nos dentes dos nossos melhores amigos, o amontoado de comidas causa tártaros e outras complicações que podem afetar a saúde bucal do animal. 

Pode ocorrer, no início, dele estranhar a escovação. Por isso, o mais recomendável nesse início é utilizar uma gaze ou um paninho bem leve e suave. Então, atente-se para esta primeira dica

Pegue uma gaze, enrole-a no seu dedo (de preferência o dedo indicador), umidifique-a e a passe com cuidado pelos dentinhos do seu animal. Faça isso no início e, quando seu melhor amigo tiver se habituado, troque a gaze pela escova de dentes e, aos poucos, vá acrescentando o creme dental próprio para animais. 

Ao remover a comida/ração dos dentes do seu animalzinho, você vai perceber uma melhora no hálito e na saúde bucal do seu pet. 

Atenção: dê preferências pelas escovas de dentes próprias para pets, pois elas possuem um tamanho correto e facilitam na hora da escovação.

Escolhendo o creme dental correto.

Outra dúvida que surge sobre a escovação dos pets é se é recomendável utilizar um creme dental comum ou um especial para pets. Alertamos: o creme dental de uso adulto e infantil dos tutores não é aconselhável para os pets, pois eles contêm flúor e outras substâncias que fazem mal ao ingerir. Desse modo, quando nós realizamos a nossa escovação, não ingerimos a pasta de dente, ao contrário de nossos melhores amigos. Por isso, o mesmo creme dental que usamos não pode ser utilizado na escovação do seu cão ou gato. 

Então, anote estas dicas importantes que você deve levar em consideração ao escolher o creme dental adequado:

 

  • Dê preferência para os cremes dentais próprios para os pets, pois eles possuem efeito de tratamento.  
  • Procure pastas de dentes que possuem micropartículas (tipo grãos de areia), porque, quando entram em contato com os dentes, essas micropartículas ajudam a manter a boca do seu animal mais saudável.  
  • Verifique com o seu veterinário qual a melhor opção de creme dental para o seu melhor amigo.

 

Realize uma escovação diária.

Assim como nós precisamos escovar os nossos dentes todos os dias, nossos pets também precisam. Por isso, assim que seu cão ou gato se acostumar com a escovação, realize-a diariamente. 

A escovação é responsável por acabar com a proliferação de bactérias que promovem a placa bacteriana, o cálculo dentário (tártaro), a gengivite e outras doenças periodontais. Por essa razão, a escovação diária é tão importante. 

 

Preparando uma pasta de dente caseira para o seu pet. 

Para auxiliar na rotina de higienização bucal do seu peludinho, vamos compartilhar com vocês também uma dica que pode ser bem valiosa, simples e prática para te ajudar na escovação. 

  • Bicarbonato de sódio e água:

O bicarbonato de sódio é excelente no auxílio de uma boa higiene bucal e, para os cães, ele também possui eficácia. A receita é bem simples, você vai precisar de: 

  • 1 colher de sopa de água 
  • ½ de bicarbonato de sódio. 

Modo de preparo: escolha um recipiente pequeno e misture os dois ingredientes até formar uma pasta bem uniforme. Quando ficar bem homogêneo, aplique nos dentes do seu cãozinho utilizando as dicas que já tratamos neste artigo, gaze ou escova. 

 

  • Óleo de coco:

Essa também é uma opção superfácil e prática, além de fazer bem para a saúde bucal do seu pet. 

Você vai precisar de: 

  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • um pouco de óleo de hortelã

Modo de preparo: escolha um recipiente (de preferência de vidro) e misture os ingredientes até ficar homogêneo. Após isso, deixe a mistura na geladeira por uma noite para que absorva bem as propriedades dos ingredientes, principalmente, da hortelã. 

Existem outras receitinhas caseiras que você pode fazer na sua casa utilizando poucos ingredientes. Mas o ideal é consultar um médico veterinário de sua confiança para saber quais os ingredientes são mais indicados para o seu pet. 

 

Faça da solução bucal a sua aliada.

Você sabia que existe uma solução bucal muito eficaz para te auxiliar na higienização da boca do seu peludinho? 

É indicada tanto para cães como para gatos e você pode diluir uma colher de chá da solução bucal para cada 500ml de água, depois basta deixar à disposição do seu pet. Atenção: troque a água e a solução a cada 24 horas. 

Além de ser superfácil de usar, a solução bucal promove a diminuição da halitose e auxilia na limpeza e na saúde bucal do seu peludo. Para isso, também é importante consultar um médico veterinário de confiança para mais informações sobre o uso da solução bucal ideal para o porte, a idade e o tipo do seu cão ou gato.

 

Ossinhos comprados em lojas de produtos pet também ajudam.

 

Os ossinhos que os tutores compram nas lojas de produtos para pets também ajudam na saúde bucal do seu peludo. Além de trazer vantagens em relação ao comportamento do animal, reduzir o estresse e a ansiedade, também auxiliam como uma forma de recreação. 

Verifique o ossinho próprio para a higiene oral para que o atrito do ossinho nos dentes do seu peludo contribua na limpeza bucal. Dê preferências por ossinhos com sabor de menta e, claro, sem açúcar. Evite ossos de couro, pois podem trazer riscos à saúde.

 

Para dar um chega pra lá no mau hálito, aposte no enxaguante bucal. 

Vai receber visitas e não deu tempo de levar seu melhor amigo para tomar aquele banho completo? Aposte no enxaguante bucal em spray, porque é excelente para disfarçar o mau hálito, além de auxiliar na higienização da saúde bucal do seu pet. 

Basta borrifar de 3 a 4 jatos do produto diariamente na boca do animal e de 1 a 2 vezes ao dia para manter o hálito agradável e saudável de seu pet.

 

Brinquedos de corda funcionam como “fio dental”. 

Seu pet adora brinquedinhos de corda que são feitos de lã ou de fios de algodão? Eles são ótimos aliados na higienização bucal do seu peludo, além de promover diversão. 

Os brinquedinhos de corda funcionam como uma espécie de fio dental e irão limpar os dentinhos do pet. Veja as melhores opções e leve alegria para o seu melhor amigo.

Faça visitas regulares ao médico veterinário odontologista.

 

O acompanhamento da saúde bucal do seu cão ou gato deve ser iniciado desde a infância. Assim o médico veterinário odontologista irá fazer a higienização bucal necessária para o tipo e o porte do seu melhor amigo. 

Além disso, esse especialista irá realizar diagnóstico, aconselhamentos, indicações e tratamentos quando necessário. Tudo para que a saúde do seu peludo seja sempre preservada e, caso aconteça algo, o especialista realizará os procedimentos adequados para que seu pet não tenha maiores complicações. 

Alguns dos sintomas avaliados pelo médico veterinário odontologista são: 

  • Mau hálito; 
  • Dificuldade na mastigação;
  • Diminuição da ingestão de alimentos;
  • Emagrecimento;
  • Sangramento oral, entre outros. 

Para complemento da consulta, o especialista poderá pedir alguns exames e procedimentos. 

Cuidar é amar. 

Viu só como a escovação é importante para uma boa higienização e promove ao seu peludo uma boa saúde? 

Os cuidados com a saúde oral do seu pet devem ser levados a sério e implementados diariamente. Por isso, seguir as dicas que apresentamos neste artigo são tão importantes. 

A falta de precaução e a ausência dos cuidados necessários podem levar o seu melhor amigo a ter problemas no futuro, visto que as doenças periodontais causadas por bactérias e inflamações são responsáveis por 85% dos problemas na cavidade oral dos bichinhos. 

A falta de escovação é o principal motivo para isso, pois a placa bacteriana é capaz de se organizar e de se transformar em tártaro em um curto período de 24 horas. Por isso, a escovação diária e demais cuidados com a saúde bucal do seu pet são indispensáveis.

Na UPA PET, o seu melhor amigo tem todos os cuidados que necessita e a preço popular! 

Agora que você conhece dicas valiosas e conselhos importantes para cuidar bem da saúde bucal do seu pet, que tal agendar uma consulta com um veterinário odontologista

Ele irá realizar um diagnóstico completo a respeito dos cuidados necessários que você deve ter com o seu melhor amigo, além de tirar dúvidas e te aconselhar no que for necessário para manter o bem-estar e a limpeza correta dos dentinhos e do hálito do seu peludo. 

Para agendar sua consulta a preço popular, clique aqui.